sábado, 17 de julho de 2010

Serra critica aeroporto de Ilhéus após ser obrigado a pousar em pista privada



O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, criticou neste sábado (17) o Aeroporto de Ilhéus, na Bahia, durante viagem ao Estado. A comitiva do tucano foi obrigada a pousar numa pista privada, próxima ao hotel de Comandatuba, devido à chuva que fechou a pista durante a tarde e a noite de sexta-feira.
“É um absurdo que aeroportos de uma região turística como Ilhéus ainda funcionem dessa forma, fechando com chuva”, reclamou. O aeroporto é a principal porta de entrada de turistas para os municípios que compõem a conhecida Costa do Cacau.
Esta é a quinta viagem de Serra à Bahia este ano e a primeira à região. A visita faz parte da estratégia de Serra para crescer no Nordeste, região onde o governo Lula tem uma das suas maiores aprovações, por ser a região onde há o maior aporte de recursos dos programas sociais de transferência de renda.
Serra se encontrou com representantes dos produtores de cacau, em Itabuna, de quem recebeu documento contendo as principais reivindicações do setor. Os produtores pedem ajuda para combater a vassoura- de-bruxa, praga que dizimou a lavoura cacaueira, entre o final da década de 80 e o início dos anos 90.
Em resposta Serra, prometeu que, se eleito, irá recuperar a lavoura num prazo de cinco anos. “Vamos enfrentar essa situação para que, num prazo de cinco anos, ela esteja refeita. Esse é o tempo que o cacau leva para se desenvolver”, disse.
correio da bahia

Municípios baianos decretam estado de emergência por conta da estiagem


Quarenta e um municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem, 23 no sudoeste da Bahia. Na região, mais de 500 mil pessoas estão sofrendo com a falta de água. Nossa equipe foi à zona rural de Brumado, um dos municípios mais atingidos.
No povoado do Jacaré pode-se ver os resultados da seca. Magros, os animais do povoado se alimentam da palma. A seca castiga o povoado desde o início do ano. Em 2009 choveu mais de 900 mm de água, já este ano, choveu pouco, apenas 300 mm.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável de Brumado informou que medidas emergenciais estão sendo tomadas para amenizar o problema. De imediato, foram contratados carros-pipa para abastecer as casas da região.
Fonte iBahia

Brasil é o terceiro pior lugar para morrer


Estudo inédito que compara os cuidados com pacientes terminais em diversos países coloca o Brasil entre os piores lugares para morrer. Entre as 40 nações analisadas, o Brasil só não é pior do que Índia e Uganda, de acordo com o trabalho, feito pela unidade de inteligência da revista “The Economist”.
Cada país recebeu sua pontuação no recém-criado índice de qualidade de morte. A nota é composta por indicadores qualitativos e quantitativos, normalizados e traduzidos em números.
Dispostos em quatro categorias, os indicadores incluem desde macrodados -como expectativa de vida e porcentagem do PIB destinada à saúde- até fatores como a facilidade em se obter analgésicos e se os estudantes de medicina são treinados em cuidados paliativos.
Fonte Tribuna da Conquista 

Pai e filha são mortos à pauladas em Barreiras

Os corpos de Quirino Kieling, de 62 anos, e de sua filha Lisi Kieling, 36 anos,  foram encontrados na noite desta sexta-feira (16) na fazenda de propriedade da família, perto da cachoeira do Acaba Vida, em Barreiras. 

A mulher de Quirino, Leonilda, disse à polícia que os três tinham sido sequestrados por homens com sotaque em espanhol. A viúva disse ainda que o marido e a filha foram mortos à pauladas na frente dela.

Fonte ibahia.com

Justiça proíbe greve na Polícia Civil

 SALVADOR - O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) foi obrigado a desistir da greve que pretende realizar e a retirar do site, imediatamente, a convocação de paralisações. A categoria planejava cruzar os braços por 72h, de forma alternada, durante três semanas, por não aceitar alteração na escala de serviço. 

A determinação é do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Ricardo  d'Avila, que acolheu requerimento do Estado. Caso a instituição sindical não cumpra a ordem serão multados diariamente em R$ 100 mil. A Justiça ratifica que se trata de um tentativa ilegal e negou que o Sindpoc entre com recurso.  
Fonte Radar 64

Estuprador de menina de 9 anos é assassinado em presídio em Teixeira de Freitas

Autor confesso do estupro e da morte de uma menina de 9 anos em Eunápolis no último mês de maio, Erasmo dos Santos Gonçalves, 31 anos, foi morto na sexta-feira (16) dentro do presídio de Teixeira de Freitas. Ana Manoela Marques Santos foi morta em 25 de maio. O corpo da menina foi encontrado dois dias depois.
Erasmo estava preso em Eunápolis, mas foi transferido com outros 19 presos para Teixeira de Freitas em 18 de junho, por conta de uma reforma na cadeia. Ele estava em uma ala com mais de 200 presos e foi morto durante um tumulto generalizado no pátio, agredido com golpes de "chuncho", uma arma branca artesanal. Ele recebeu vários golpes, o mais grave no pescoço.
Depois das agressões, Erasmo chegou a ser levado a um hospital, mas já chegou sem vida. O delegado titular de Teixeira de Freitas, Charton Bortoline, disse que não há nenhuma informação sobre quem matou Erasmo e que se trata provavelmente de um homicídio gerado pela repulsa que este tipo de criminoso causa mesmo na cadeia.
Fonte correio da Bahia

Ilhéus: homem fica soterrado após desabamento



Um homem ficou soterrado ontem em Ilhéus, no sul do estado, depois que a casa que ele morava desabou por conta das chuvas. Ivo Souza Lavine, de 35 anos, ficou preso nos escombros, mas só teve ferimentos leves. Ivo continua internado num hospital da cidade em observação.
Uma outra casa que fica no local também corre o risco de desabar. Segundo a Prefeitura, um engenheiro fez uma avaliação da área e vai se reunir com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus para discutir o que será feito.


Fonte ibahia.com




Azaléia de Itapetinga, perdeu só essa semana 257 funcionários por Faltas excessivas e injustificadas

257 funcionários foram demitidos só está semana da Vulcabras Azaléia de itapetinga, entre os motivos estão abandono de emprego , faltas excessivas e injustificadas.
O sindicato de verdade esteve na capital baiana em uma audiência que analisou alternativas para tentar diminuir o numero de demissões e o aumento de vagas na fabrica .
Obs: O que lavaria alguém a abandonar o emprego?
Principalmente em Itapetinga uma cidade pequena onde a empresa que mais contrata é Azaléia ?
A TV Record exibiu em nível nacional, no programa Domingo Espetacular, este ano uma reportagem sobre os operários mutilados da fábrica de calçados Vulcabrás – Azaléia, instalada no município de Itapetinga.
Foram entrevistados vários empregados que perderam parte dos membros superiores (mãos, braços, dedos), em acidentes de trabalho.
Todos eles se queixam das dificuldades que vêm encontrando para serem reintegrados ao serviço,
da falta de indenizações e do descaso dos dirigentes da indústria de calçados.
Sindicalistas do Rio Grande do Sul e especialistas em acidente do trabalho, também da região sul, atribuem o grande número de acidentes com o maquiná-rio na fábrica de Itapetinga e de outros estados do Nordeste, à falta de tradição na atividade e a desqualificação profissional da maioria dos empregados. Os operários também se queixaram da falta de programas de qualificação.
A direção da Azaléia não permitiu o acesso dos repórteres á área interna da fábrica.

Repórter


Elaine Silva
No Rastro da Noticia